terça-feira, 8 de julho de 2014

#Resenha: Allegiant - Convergente, Trilogia Divergente


UMA ESCOLHA
Pode te transformar

UMA ESCOLHA
Pode te destruir

UMA ESCOLHA
VAI TE DEFINIR

''A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou - destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Portanto, diante da chance de explorar o mundo além dos limites que ela conhecia, Tris não exita. Talvez, assim, ela e Tobias possam ter uma vida simples e nova juntos, livres de mentiras complicadas, lealdades suspeitas e memórias dolorosas.
No entanto, a nova realidade de Tris torna-se ainda mais alarmante do que aquela deixada para trás. Antigas descobertas rapidamente perdem o sentido. Novas verdades explosivas transformam os corações daqueles que ela ama. Então, mais uma vez, Tris é obrigada a compreender as complexidades da natureza humana - e a si mesma -, enquanto convergem sobre ela escolhas impossíveis que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor.
Narrado sob uma emocionante perspectiva dupla, Convergente conclui de maneira poderosa a série que alcançou o primeiro lugar na lista de bestsellers do New York Times, na qual Veronica Roth revela os segredos do mundo distópico que cativou milhões de leitores com Divergente e Insurgente.''

Allengiant( ou Convergente) é um livro que veio pra fuder. Literalmente. Quem é fã da trilogia( tipo eu), ao começar a ler o livro, já sabia de duas coisas: Primeiro, que os capítulos seriam narrados pela Tris e pelo Tobias, e que a Tris morreria no final. PARA TUDO. É isso mesmo. Porque todo mundo tava comentando isso um pouco antes do livro ser lançado( já que as  informações vazaram). Quando eu li que o livro seria narrado pelos dois eu logo pensei: ''alguma bosta vai acontecer com um dos dois''; mas até aí tudo bem. O problema foi quando eu li a próxima ''notícia'': a Tris morre. Aquilo acabou comigo. Por isso eu comecei a ler o livro meio desanimada.
Ele começa com a Tris presa(depois da ultima cena de Insurgente: quando a Tris mostra o vídeo da Edith Prior), e bem no comecinho é um pouco parado, até que eles(a Tris, Tobias, Caleb - pois é -, Christina, Tori - R.I.P. -, Peter, Cara...) vão embora de Chicago.
E daí você leva um susto. De repente, você descobre que toda a realidade em que eles costumavam viver não passava de um experimentos genético feito pelo governo, onde controlam e vigiam tudo o que ocorre nas facções e que preferem denominar as pessoas por '' GENETICAMENTE DANIFICADOS'' ou ''GENETICAMENTE PUROS'', ou melhor: ''DIVERGENTES''. Tudo bem, isso ficou um pouco confuso. Quando eles saem de Chicago eles são levados até o Departamento de Auxílio Genético, onde descobrem tudo isso. Por isso você leva um susto ao ler essa parte, é muito ''do nada'' essa realidade. E depois de descobrirem todos os ''segredos'' dos Divergentes, o Tobias dá ''piti'' quando contam que ele não é Divergente. Pois é.
Enfim, depois disso o livro todo se passa dentro do Departamento de Auxílio Genético. E entre a ''traição'' do Tobias(que faz com que a Tris quase termine com ele) e as crises de ciúmes FourTris(pois é, eles conseguiram sentir ciúmes um do outro), a história vai se desenrolando até chegar no clímax do livro: o pessoal do Departamento querem destruir Chicago e o sistema baseado em facções - embora as facções já estivessem, nesse ponto da história, ''dizimadas''. Mas fiquem calmos, não querem matar todo mundo. Eles querem usar o soro da memória para reprogramar todos que vivem na cidade, para poderem reiniciar o experimento. E qual é o plano da Tris? Usar o soro da memória nas pessoas que trabalham no Departamento de Auxílio Genético e reprograma-las.
Para isso, eles precisariam de alguém que ativasse o soro, que, no caso, seria o Caleb( o filho da puta do irmão da Tris), mas quando você menos espera a Tris resolve dar uma de suicida e vai no lugar do Caleb. E ela sobrevive ao soro da morte( que era ativado caso alguém invadisse onde ela entrou), por ser Divergente; só para morrer baleada pelo...não vou contar, não vou contar hahaha.
Daí o drama, a vontade de socar a Veronica, começa. Depois que o Tobias descobre sobre a morte da Tris, começa um sucessão de capítulos curtíssimos, narrados pelo Tobias(claro), sobre a Tris(como ele se sentia, quando ele viu o corpo dela...).
O final desse livro, para mim, foi decepcionante. Poque a Tris morre, caramba. E esse não é nem o problema mais sério. O problema foi a Veronica ter matado a Tris da forma mais...escrota possível. A Tris, que era uma heroína, quem havia passado por tantas coisas. Para mim, quando o autor mata o protagonista(com exceção do George R.R. Martin), e ainda por cima de uma forma ''simples'' é porque ele simplesmente se cansou e quer logo acabar com isso. Desculpa, mas é isso.
No epílogo eu tive uma estranha sensação do Tobias e a Christina estarem tendo um caso, mas deve ter sido só impressão mesmo. Espero.
Enfim, é um livro digno de terminar esse trilogia maravilhosa que é Divergente; embora decepcionante, pelo motivo citado acima. 
E um ultimo aviso: Be Brave.


Nenhum comentário:

Página Anterior Próxima Página Home